sexta-feira, 16 de agosto de 2024
Biologia I - Membrana Plasmática - estrutura e funções
Biologia I - Uma visão geral da célula
quinta-feira, 18 de julho de 2024
Gráficos
O que são Gráficos?
Gráficos são representações visuais utilizadas para exibir dados, sejam eles, sobre determinada informação, ou valores numéricos.
Geralmente, são utilizados para demostrar padrões, tendências e ainda, comparar informações qualitativas e quantitativas num determinado espaço de tempo.
Exemplo:
São ferramentas utilizadas em diversas áreas de estudo (matemática, estatística, geografia, economia, história, etc.) para facilitar a visualização de alguns dados, bem como para tornar os dados mais claros e informativos.
Dessa forma, o uso de gráficos torna a interpretação e/ou análise mais rápida e objetiva.
Elementos dos gráficos
Alguns elementos importantes que estão incluídos nos gráficos são:
Título: geralmente possuem um título a respeito da informação que será apresentada.
Fonte: muitos gráficos, sobretudo os da área de estatística, apresentam a fonte, ou seja, de onde as informações foram retiradas. Também podem apresentar o ano de publicação da fonte referida.
Números: estes são essenciais para comparar as informações dadas pelos gráficos. A maior parte deles utilizam números, seja para indicar quantidade ou tempo (mês, ano, trimestre).
Legendas: grande parte dos gráficos apresentam legendas que auxiliam na leitura das informações apresentadas. Junto a ela, cores que destacam diferentes informações, dados ou períodos, são utilizadas.
Exemplo:
Desmatamento na Amazônia cresce 3,8 – Em 28/11, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) informou o desmatamento na região da Amazônia indicando as áreas desmatadas a cada ano.
Gráfico de Linhas
O gráfico de linhas (ou de segmentos) é utilizado, em geral, para representar a evolução dos valores de uma variável no decorrer do tempo.
Veja alguns exemplos de gráficos de linhas a seguir:
Gráfico de Setores
- Um gráfico circular ou setograma é representado através de um círculo dividido em setores circulares, sendo as suas áreas diretamente proporcionais às frequências correspondentes. Ou seja, a amplitude do ângulo ao centro de cada setor circular é diretamente proporcional à frequência que representa. Facilmente se obtém essas amplitudes, em graus, multiplicando a frequência relativa por 360º.
- Os setores circulares devem ter cores diferentes.
- Devem ser colocadas legendas relativas aos setores de modo a ser possível interpretar o gráfico.
- O gráfico deve ter um título adequado.
quinta-feira, 11 de abril de 2024
Bioenergética
Bioenergética
A Bioenergética descreve a transferência e a utilização da energia em sistemas biológicos, sendo o estudo quantitativo das transformações de energia que ocorrem nas células vivas.
Compreender a bioenergética é fundamental na medicina. Ela auxilia a entender as doenças e transtornos associados ao metabolismo energético como a diabetes mellitus.
Conceitos importantes para compreender a bioenergética:
Metabolismo = conjunto das reações químicas que ocorrem no interior do organismo.
O metabolismo divide-se em:
- Anabolismo = Reações em que há construção de substâncias complexas a partir de substâncias simples.
Exemplo: síntese de proteínas (macromoléculas) a partir dos aminoácidos.
- Catabolismo = Reações em que há quebra/degradação de substâncias complexas em substâncias simples
Exemplo: a digestão, onde os alimentos (carboidratos, gorduras e proteínas) que foram consumidos são quebrados e transformados em substâncias mais simples.
O metabolismo celular representado no esquema abaixo, é o conjunto de todas as reações químicas, de catabolismo e de anabolismo, que ocorrem nas células de todos os seres vivos a partir dos materiais que a elas chegam. Tais reações são acompanhadas por transferências de energia.
ATP: a moeda energética dos seres vivos
A energia obtida das moléculas orgânicas degradadas é primeiramente armazenada em moléculas de trifosfato de adenosina (ATP).
As ligações químicas entre os fosfatos (P) do ATP são chamadas de ligações de alta energia. O ATP normalmente é sintetizado através da adição de um grupo fosfato inorgânico a uma molécula precursora com dois fosfatos, o ADP.
Respiração celular e fotossíntese
A respiração celular e a fotossíntese são processos diferentes, mas interligados.
Na respiração celular, ocorre a liberação de energia para ser utilizada pelo organismo, no entanto, essa energia é produzida por outro processo, a fotossíntese.
A fotossíntese produz moléculas orgânicas nos organismos produtores fotossintetizantes, como plantas e algas. Assim, os organismos heterotróficos (consumidores), como os animais, obtêm essas moléculas por meio da alimentação, seja alimentando-se de organismos produtores, seja de outros heterotróficos.
Os processos de respiração celular e fotossíntese estão interligados:
- -Na primeira etapa ocorrem as reações de oxirredução, que permitem a obtenção de prótons e elétrons pra produzir NADPH e ATP.
- Na segunda etapa, o gás carbônico (CO2) é incorporado pra produzir matéria orgânica. Confira as equações de cada etapa:
Biologia I - Membrana Plasmática - estrutura e funções
A membrana plasmática , também chamada de membrana celular ou plasmalema , é uma estrutura que delimita a célula, separando o meio intracelu...
-
Bioenergética A Bioenergética descreve a transferência e a utilização da energia em sistemas biológicos, sendo o estudo quantitativo das tr...
-
O que são Gráficos? Gráficos são representações visuais utilizadas para exibir dados, sejam eles, sobre determinada informação, ou valores...
-
Fala, galera!! Como o cientista estuda a natureza? Resposta: através do: MÉTODO CIENTÍFICO O método científico é um conjunto de et...