sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Biologia I - Membrana Plasmática - estrutura e funções

A membrana plasmática, também chamada de membrana celular ou plasmalema, é uma estrutura que delimita a célula, separando o meio intracelular do meio externo. 

Ela atua delimitando e mantendo a integridade da célula e como uma barreira seletiva, permitindo que apenas algumas substâncias entrem, como oxigênio e nutrientes, e outras saiam, como os resíduos.

Apresenta em sua constituição proteínas, lipídios, entre outras substâncias. O modelo que representa a estrutura da membrana plasmática é denominado de mosaico fluido.



Imagem da membrana plasmática ao microscópio eletrônico


Esquema didático da membrana plasmática:


Assistam a esse vídeo sobre membrana plasmática:











Função da membrana plasmática

Uma das principais funções da membrana plasmática é controlar o que entra e o que sai do interior da célula, uma propriedade conhecida como permeabilidade seletiva

Por ser formada por uma bicamada lipídica, ela é impermeável à maior parte das moléculas solúveis em água. Em razão disso, a grande maioria de íons e moléculas necessita da mediação por proteína para atravessá-la. 

Além da permeabilidade seletiva, a membrana plasmática possui proteínas que garantem a interação entre as células e o recebimento de sinais do ambiente.



Transporte através da membrana plasmática
































Vídeo: importância do transporte ativo 





Endocitose e Exocitose

A endocitose e a exocitose são dois processos de transporte de substâncias, que envolvem a entrada e a saída de grandes partículas da célula.

Endocitose: é o processo de entrada de partículas na célula por meio de vesículas chamadas endossomos. Pode ocorrer de três formas: fagocitose, endocitose mediada e pinocitose.

Exocitose: é o processo de eliminação (saída) de partículas digeridas para fora da célula.

A endocitose e a exocitose são dois tipos de transporte ativo, ou seja, há gasto de energia durante os processos.

A endocitose pode ocorrer de três formas:

Endocitose mediada: Funciona como a fagocitose, porém, as partículas ligam-se com proteínas receptoras específicas presentes na membrana plasmática.


Pinocitose: Englobamento de partículas líquidas.

Fagocitose: Englobamento de partículas maiores e sólidas, como bactérias ou protozoários.
Poucas células humanas são capazes de realizar fagocitose. Entre as que realizam estão os macrófagos e linfócitos, células de defesa do sistema imunitário.



Esquema comparativo dos três principais tipos de endocitose:



Assistam ao vídeo: endocitose




Vamos ao exercício on-line:





Valeu!
Profº. Ednei

17 comentários:

Biologia I - Membrana Plasmática - estrutura e funções

A membrana plasmática , também chamada de membrana celular ou plasmalema , é uma estrutura que delimita a célula, separando o meio intracelu...