Fala, galera!! Como o cientista estuda a natureza?
Resposta: através do:
MÉTODO CIENTÍFICO
O método científico é um conjunto de etapas ou passos que um cientista segue, em uma sequência lógica e organizada, para estudar os fenômenos.
O vídeo a seguir mostra de maneira divertida as principais etapas do método científico:
E aí o que acharam?
As principais etapas do método científico seguidas pela maioria dos cientistas do mundo são:
1º - OBSERVAÇÃO
É a etapa em que o pesquisador observa uma determinada matéria ou fenômeno.
Por exemplo, observa-se que a maioria das folhas é verde.
2º - ELABORAÇÃO DE PROBLEMA OU PERGUNTAS (fase do questionamento)
Nessa etapa, o cientista ou pesquisador elabora perguntas sobre o fenômeno ou material analisado, tais como:
Por que esse fenômeno ocorre?
Como esse fenômeno ocorre?
Quais são os fatores que originaram esse fenômeno?
Qual é a composição do material?
Que substâncias formam esse material?
Qual é a importância desse material?
Então, a seguinte questão poderia ser levantada: “Por que as folhas são verdes?”.
3º - FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES
É a etapa em que o pesquisador responde às perguntas feitas na etapa anterior. Essas respostas podem ser pautadas em seu conhecimento prévio sobre materiais ou fenômenos semelhantes.
A elaboração das hipóteses deve ser feita com muita cautela porque é por meio delas que a fase da experimentação será realizada, ou seja, elas serão o ponto de partida da experimentação.
Por exemplo, para responder à pergunta “Por que as folhas são verdes?”, o cientista poderia levantar a seguinte hipótese: “Alguma substância está presente em todas as folhas verdes e é responsável por lhes conferir essa cor.”.
4º - EXPERIMENTAÇÃO
Nessa etapa, experimentos e pesquisas bibliográficas (em livros, revistas científicas, etc...) são realizados com base nas hipóteses levantadas. O objetivo é encontrar a resposta para cada um dos questionamentos que foram elaborados.
Cada cientista desenvolve essa etapa de acordo com os conhecimentos que possui e as práticas que são necessárias para o esclarecimento de cada hipótese.
Por exemplo, para comprovar a hipótese de que alguma substância confere a cor verde às folhas, poderiam ser realizados experimentos para isolar alguns compostos presentes em todas as folhas verdes e verificar se alguma dessas substâncias não estaria presente nas folhas que são de outras cores.
5º - ANÁLISE DE RESULTADOS
Após a fase da experimentação, o pesquisador analisa cada um dos resultados para verificar se eles são suficientes para explicar cada um dos problemas levantados e também se estão de acordo com as hipóteses.
Caso os resultados não sejam satisfatórios, novas hipóteses podem ser levantadas para que novas experimentações ocorram. Se os resultados da experimentação forem satisfatórios, o cientista parte para a etapa da conclusão.
6º - CONCLUSÃO
A conclusão é a etapa em que o cientista verifica se os experimentos e pesquisas realizados respondem aos questionamentos levantados e permitem que ele faça afirmações acerca dos fenômenos ou materiais analisados.
Todas as afirmações realizadas após a utilização do método científico são chamadas de LEIS.
Por exemplo, o cientista pode formular a seguinte lei: “Todas as folhas verdes possuem a substância clorofila”
Quando diferentes hipóteses e experimentações são realizadas e o resultado é sempre o mesmo, passamos a ter uma TEORIA.
Por exemplo, uma teoria seria: “O tom esverdeado das folhas ocorre porque elas produzem grande quantidade do pigmento clorofila. A estrutura da clorofila possui o íon magnésio Mg2+, que é o responsável pela cor verde, pois ele absorve bem os comprimentos de ondas das cores vermelha, laranja, azul e violeta, mas reflete grande parte da luz verde, que é a cor que nós enxergamos.”
Agora precisamos fixar esses conteúdos estudados. Então respondam às questões nesse link abaixo:
Exercício II de BIOLOGIA clique aqui e responda
E aí, o que acharam!? Comentem abaixo, deixando seus nomes.